
Estou começando um novo negócio, qual o melhor tipo de empresa?
💡Essa pergunta é muito difícil, tudo vai depender de qual tipo de negócio você está buscando. No nosso caso, como a pergunta foi direcionada para quem está iniciando o seu negócio e quer começar a empreender na internet, a resposta é: opte pelo Microempreendedor Individual (MEI)!
⠀
Aqui vai algumas dicas e ideias de negócios que você pode fazer como MEI e utilizar a internet a seu favor: montar uma loja virtual, vender alimentos que você mesmo produz, manicure/pedicure, fazer maquiagens, dar aulas particulares, fazer corte e costura, revender cosméticos, trabalhar como DJ, Enfim, são muitas opções!
⠀
Outra dica legal pra quem quer começar a empreender e tem carteira assinada, é: abra o seu MEI e comece o seu negócio em paralelo (que não concorra com a atividade da empresa que você trabalha, obviamente - não quero que você seja demitido por justa causa rsrs).
⠀
Além de ser super possível, você vai começar o negócio sem pagar altos impostos, construir a sua identidade, fazer o branding da sua marca, analisar o seu público alvo, criar referência na internet e sentir-se seguro para, futuramente, seguir somente com o seu negócio e, quem sabe, posteriormente, mudar o seu tipo de empresa e incluir um sócio.
⠀
A única desvantagem de estar empregado com carteira assinada e ter uma MEI é que se você for demitido, não receberá o seguro desemprego, porque o MEI é considerado uma fonte de renda.
⠀
De qualquer sorte, se você está desempregado, além da baita oportunidade de começar um novo negócio e utilizar a internet a seu favor, se você estiver com as contribuições em dia (que é menos de R$60,00 mensais), você tem acesso ao auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros benefícios!
Se o negócio que você quer abrir tem uma expectativa maior de lucro, não está enquadrada nas listas de atividades do MEI, nossa dica é optar por outros tipos de empresa.
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): nesse tipo de sociedade você não precisa de sócio e a sua responsabilidade é limitada ao capital investido (obrigatoriamente no mínimo de 100 salários mínimos).
A grande diferença entre MEI e EIRELI é que nesse último você pode contratar quantos funcionários sejam necessários e não há limitação sobre o faturamento mensal ou anual. No MEI você pode ter um único funcionário contratado.
Sociedade por quotas de responsabilidade Limitada (LTDA): nesse tipo de sociedade você pode optar pela sociedade Unipessoal (único sócio) ou ter mais de um sócio. Nesse caso, não há limite mínimo de capital para abertura da empresa.